quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Lição de casa I - 2016

APOSTILA _ PÁGINA 7

Olá, pessoal.

Turma da 1ª série B e 1ª série C.

Nesta terça-feira, 01/03/2016, deve ser entregue uma lição da apostila. Verifique na página 7.

  • a folha A4 pode ser uma sulfite branca ou colorida (ou rosa, ou amarela, ou verde, ou azul, claras); 
  • na folha deve ser feita uma margem de 1 cm ao redor;
  • a imagem pode ser desenhada em grafite, ou colorida, ou recorte e colagem; também pode ser criada no programa paint e impressa; se utilizar fotografia, deve ser feito recorte e colagem sobre a folha A4; sua figura pode ter um ou mais elementos, não importa.
  • Não serão aceitas em outra data, nem devem ser feitas durante a aula
  • Esta lição valerá ponto, valor que será ainda calculado;
  • Algumas serão sorteadas para exposição nos murais das turmas, no corredor das salas;
  • Uma imagem (de cada turma) será exposta aqui no blog de Português.
Lembre-se da associação com o poema "A palavra mágica". Prenda-se a uma palavra em essencial, ou à ideia geral do poema, ou a um verso... Seja criativo, mas relacione as duas linguagens: a verbal (o poema) e a não-verbal (sua imagem).

Bom trabalho!


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Letramentos

Ler e escrever: o quê, como, quando e por quê?


 SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 2.ed.

Estas são as questões que instigam o letramento. Ou melhor dizendo, o fazem acontecer. Assim entendo.

De difícil definição, letramento, ou ainda letramentos, pois só é possível pensá-lo num contínuo, condiz com nossa prática de leitura e escrita dentro de nossa cultura letrada. Não seria uma definição pura e simples _ longe desta pretensão _ pois se trata de um conceito complexo, mas nos aproxima do que lhe é condizente, para só assim conseguirmos pensar sobre o que lhe diz respeito. 

Simplificando nosso entendimento, podemos dizer que nossas práticas de leitura e escrita poderiam se situar num contínuo, estabelecendo níveis de letramento a depender de nossas habilidades, de nosso domínio destas práticas de leitura e escrita delimitadas por uma dimensão social, política e histórica em que vivemos.

Então podemos dizer que na sociedade em que um indivíduo vive, sendo esta de cultura letrada, este indivíduo está estabelecido ou se estabelecendo continuamente, em um nível de letramento. 

É com base na capacidade de se expressar bem ou mal, na capacidade de interpretação, de leitura do mundo, enfim, todas as habilidades que estabelecem um certo letramento, as quais nos trazem todos os gêneros discursivos que podem estar ao nosso alcance, que vamos nos situando. Desta visão, de que podemos construir nosso letramento, vem a inspiração de trabalhar este blog. Em busca de contribuir para um melhor nível de letramento dos educandos, crio mais uma ponte para seu desenvolvimento, dentre tantas que eles podem encontrar em nossa cultura, em tantos outros gêneros textuais que nos envolvem. Espero verdadeiramente estar contribuindo para isso. 

O livro da imagem foi minha leitura de base para escrever este artigo. O que digo aqui condiz com meu entendimento sobre o que li. Todavia recolho resumidamente o que preciso,  me atentando ao que somente mesmo necessitava para esclarecer o objetivo do blog Português - Nádia. O livro é de uma abrangência muito maior, o que pude conferir em minha primeira leitura deste, integralmente.