segunda-feira, 6 de junho de 2016

Lição de casa II - 2016

Correção



APOSTILA - página 60
"Leitura e análise de texto" - "Flashes da história"

Página 61
3. Responda no caderno:
a) O lide detalha, explicando o título.

b) Há referências a Pelé e Michael Jordan, considerados os melhores atletas de todos os tempos em suas modalidades: um, brasileiro; o outro, estadunidense.

c) Introduzir a proposta da exposição anunciada.

d)
  • Relembrar fatos e personalidades marcantes da história dos dois países, nos últimos 50 anos, através da fotografia.
  • Na Galeria Olido, em São Paulo.
  • No dia 10 do mês da publicação.

e) Eles fornecem uma descrição do evento.

LIÇÃO DE CASA - página 61
Compare:
Resposta: Com o verbo no Presente, passa-se uma ideia de que o acontecimento ainda ocorre para o leitor. Com o verbo no passado (Pretérito), reforça-se a ideia de que a ação já acabou e o fato se distancia do leitor. Não o envolve.

LIÇÃO DE CASA - página 63
1. (A resposta aqui pode ser diferente para cada um, mas se deve criar uma legenda que seja objetiva e informativa) Exemplo: "Menino em colheita de sisal".

2.  "Instalações brincam com conceito de gravidade"
  • ganham (2)
  • reúne (3)
  • sugerem (4)
  • compõe (5)
  • pontua (6)
  • evocam (7)
  • espelham (8)
  • criando (9)
  • brincam (10)
  • explica (11)

"O uso do Presente do Indicativo" - página 64
1. d) todas

2. a) define um hábito: Pedro come todos os dias naquele boteco. Esse hábito é indicado pela locução adverbial todos os dias.

3. (b)
    (a)
    (c)


"Em dia com o vestibular" (Fuvest - 2009) - página 65
c) "passagem"


"Encontro com a narrativa literária" - página 67 
conto "Dentro da noite" (João do Rio).
A partir desses trechos, o que você espera da leitura do conto?
Resposta possível: Encontrar um protagonista problemático.

livro completo:
<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2076>

Responda as questões a seguir no caderno:
Respostas:

1. Não. O personagem principal mostrou-se da forma que eu pensei. O conto é bom. Tem uma história apreensiva, prende o leitor e cria expectativa. 

2. Não há um impedimento da sociedade, mas um conflito interior da personagem. Na minha opinião o contraste entre o indivíduo e a sociedade existe. Mas o conto termina sem ele ser impedido. O próprio personagem percebe seu contraste, por isso se considera louco, luta contra isso, mas é fraco para vencer a loucura. 
"Situação de Aprendizagem 8" - página 68
Respostas, página 69:

1. Convidar alguém para um evento, informando-o dos dados necessários para seu comparecimento. Os folhetos visam a persuadir o leitor; o convite de casamento procura ser mais neutro e centra-se em transmitir as informações necessárias. 

2. a)
    b)
    c)


LIÇÃO DE CASA - página 69
1. a) O estudo realizado ontem foi produtivo
    b) Admiramos os alunos estudiosos.

2. a) Meu objetivo é o término do trabalho antes do fim do dia.

    b) Os brasileiros acreditam na continuidade da crise financeira.

3. Resposta pessoal. 


"Leitura e análise de texto" - página 70
Respostas, página 71:

1. ( II )
    ( I )
    ( I )
    ( II )
    ( I )
    ( II )
    ( II )

2. informativo / leitor / foco / seleção / destina / importante

3. a) ( V )
    b) ( F )
    c) ( V )
    d) ( F )
    e) ( V )
    f) ( F )
    g) ( V )
    h) ( F ) 

4. a) Verdadeiro pois o foco prende o leitor.
    b) Falso porque a oscilação na linguagem é um erro. Deve-se adequá-la à situação de uso (ao registro).
    c) Verdadeiro pois colabora para a fixação na memória do leitor.
    d) Falso porque a frase deve ter a sua continuidade para completar seu sentido.
    e) Verdadeiro pois a visualização é um recurso de memória.
    f) Falso porque os sinais de tópicos são mais chamativos.
    g) Verdadeiro porque a diagramação deve procurar combinações e colabora esteticamente.
    h) Falso pois essas fontes são adequadas para textos formais como artigos e trabalhos escolares. Os folhetos devem-se diferenciar para chamar mais a atenção.

LIÇÃO DE CASA - página 73
a) chegue
b) vimos
c) agrida
d) águo
e) parta

"Leitura e análise de texto" - página 74
1. b
2. a
3. "O espetáculo mais curioso é o da carroça dos cachorros. Ela me lembra as antigas caleças dos ministros de Estado, tempo do império, quando eram seguidas por duas praças de cavalaria de polícia."


LIÇÃO DE CASA
"Em dia com o vestibular" (Fuvest - 2006) - página 76
1. d)

Nenhum comentário:

Postar um comentário