Correção
APOSTILA - página 80 a 88.
1.
Sugestão:
"Me julgam por perdido.
Quando estou em meu cuidado.
Ando sempre apartado.
E dos homens esquecido.
Mas eu que tenho, o mundo conhecido,
e que quase sobre ele, ando dobrado,
tenho por baixo,
rústico e enganado,
não quem é com meu mal,
engrandecido."
Vá revolvendo,
a terra, o mar, o vento,
na busca de riqueza,
e honra a tanta gente.
Vencendo o ferro, o fogo, o frio, a calma,
que eu só em humilde estado,
já me contento.
2. A, D, C, B
"A Literatura e a sociedade" - resumo
Os textos orais e escritos que procuram atender à necessidade humana de arte, constituem a Literatura. O que é artístico não se reduz apenas ao que é bonito. Os gostos mudam e se diferenciam de acordo com a cultura de um povo. Os grupos sociais dominantes acabam por determinar o que é Literatura. A obra de arte, pelo contrário, é individual. Sai da imaginação do artista. Porém essa imaginação está permeada pela realidade em que o artista está inserido, e permite que o leitor de um texto literário encontre a realidade ali desvelada. O texto literário, sendo ficcional ou não, traz sempre aspectos universais do ser humano.
"Leitura e análise de texto"
1.
- Sim, por representar um olhar diferenciado do autor, em que se revelam reflexões críticas e até poéticas, sobre aspectos do comportamento humano.
- Um narrador um pouco vivido, apreciador dos acontecimentos rotineiros e sensível à existência humana.
2. O narrador e o padeiro.
A lembrança do diálogo entre as personagens motivado pelo anúncio do padeiro: "Não é ninguém, é o padeiro."
Na casa do narrador.
O tempo atual, em que o narrador lembra, enquanto toma o café, e o tempo passado, em que o narrador dialoga com o padeiro.
O valor da humildade no exercício profissional.
4. Um homem experiente que é capaz de se sensibilizar com acontecimentos rotineiros e tirar-lhes lição de vida.
5. As lembranças que interagem o presente e o passado.
6. A atuação da sociedade para ele é muitas vezes insensível e excludente.
7. I. e)
II. "Abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro."
8. A crônica, como todo texto literário, representa uma visão da realidade que o autor nos passa através de suas reflexões e sensibilidade para com a universalidade do ser humano.
Página 85
1. Uma das características definidoras da crônica é o seu caráter de contemporaneidade em relação ao autor, daí a relação com a ideia de tempo.
2. Crônica é um gênero textual de tipo predominantemente narrativo, caracterizado por representar um olhar diferenciado do autor, em que se revelam reflexões críticas ou poéticas sobre aspectos da vida cotidiana.
3. Não, não é importante. A Literatura descreve acontecimentos que, ocorrendo de fato ou não, revelam aspectos universais do ser humano.
"Leitura e análise de texto"
1. Oi, Rebeca
Hoje li uma crônica na escola, muito legal. Se chama "Futebol, quantas alegrias já me trouxe" da Urda Alice Klueger. Ela fala das alegrias que o futebol já deu a ela, sendo as mais puras que já teve. Desde a Copa de 58. Faz uma digressão comentando sobre racismo, depois fala da Copa de 62. Ambas ouvidas só pelo rádio. E ela era uma menina ainda. Vê o Brasil campeão em 70 e diz que esperou ansiosamente vê-lo campeão de novo. E continua esperando. Ela é torcedora fanática.
Bom, só lendo a crônica para entender.
Bjs, amiga!
Verônica
2. Uma sociedade econômica e tecnologicamente mais atrasada que a atual. Com uma mídia que já naquela época dava ênfase no jornalismo esportivo, ao futebol.
3. Os autores conseguem essa aproximação do leitor, por evitar expressões do padrão culto, e escreverem numa linguagem simples para a sua época.
4. Utilizando uma linguagem fácil de entender, com frases simples sintaticamente, e aguçando a curiosidade do leitor com um questionamento.
5. Ele vê as pessoas no mundo, superiores a ele. Ele assume suas fraquezas. O que o distingue dos outros.
6. Ambos os poemas falam de um "eu" que não é como os demais. Porém, o de Camões é pelo amor que sente. O de Fernando Pessoa é pela complexidade da identidade humana.
Muito obrigada por essa ajuda. Excelente blog!
ResponderExcluirObrigado pela ajuda
ResponderExcluirExcelente blog
ResponderExcluir