sábado, 21 de setembro de 2019

Produção de texto 3 - II

 Texto vencedor na categoria Ensino Fundamental II

I Concurso de Artes Visuais e Redação, da Diretoria de Ensino Sul I


Um direito a ser defendido

No 25º artigo dos Direitos Humanos diz que todos temos o direito a ter uma boa vida. As mães, as crianças, os idosos, os desempregados, os deficientes, todas as pessoas têm o direito de receber cuidados.
Na minha opinião, esse artigo deve ser recordado e defendido, pois se todas as pessoas têm o direito de terem uma vida boa e de  receberem cuidados, por que existem pessoas morrendo de fome em países pobres? Ou por que todos os anos, em um inverno rigoroso, moradores de rua morrem de frio?
Pessoas que passam por esse tipo de situação dependem da ajuda de outras para sobreviver, pois não é o frio ou a fome que as matam, mas sim, a falta de solidariedade. Uns têm mais que outros e por isso devem ajudar a quem precisa.
Em meio a tantos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, escolhi esse, pois acho que essa hipocrisia deve acabar e as pessoas devem começar a se amar de verdade, porque se cada um fizer a sua parte, o mundo pode ser um lugar melhor.  

Nycolle Caroline Almeida Silva



A Nycolle escolheu o livro O Diário de Anne Frank - em quadrinhos, e enviou esta foto com o seu prêmio, atendendo a nosso pedido para o post. Legal! Parabéns, Nycolle, pela sua conquista! 



domingo, 15 de setembro de 2019

domingo, 1 de setembro de 2019

Produção de texto 3 - Malala Yousafzai



Giulia, 8⁰E


A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 1948 pela Organização das Nações Unidas, veio tentar trazer à humanidade a garantia de que todos pudessem a partir dali, viver dignamente e ser respeitados como seres humanos. Que a vida, a liberdade e a dignidade pudessem ser respeitadas e preservadas a partir de então. O mundo havia acabado de viver o horror do Holocausto.
Pensando na importância disso, cada aluno procurou fazer um texto de reflexão sobre algum artigo da Declaração, ou buscou algum personagem da história, personalidade real que tenha vivido em defesa de algum ideal referido nos Direitos Humanos.
Esta proposta foi sugerida no I Concurso de Artes Visuais e Redação da Diretoria de Ensino Sul 1.
Um dos textos selecionados para participar deste concurso foi este a seguir, texto da Giulia, 8º E. Aqui ele se encontra na íntegra.


Malala Yousafzai

Malala Yousafzai nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão, no dia 12 de junho de 1997. Em regiões do Paquistão, como no Vale do Swat, as meninas são obrigadas a se casarem e a terem filhos cedo, porém Malala, que significa "tomada pela tristeza", não teve esse destino, graças à sua família que nunca inibiu sua vontade de estudar.
Como tinha o desejo pelos estudos, em 2008, com 11 anos, Malala já defendia em seu blog, o direito das meninas de ir à escola. Depois de muitos acontecimentos ruins como um atentado contra si, Malala foi levada para a Inglaterra para ser tratada dos ferimentos que sofreu. Lá ela se tornou porta-voz de uma causa: o direito à Educação.
Com 16 anos, Malala foi para Nova Iorque fazer um discurso. No final ela disse que a causa pela qual ela quase morreu continua a mesma: "Nossos livros e canetas são as armas mais poderosas.  Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a única solução"
Eu acho a causa de Malala muito importante, porque a cultura de seu país diz que mulheres e crianças não podem estudar. Diz que as mulheres tem que ser submissas e se considerarem inferiores aos homens. E isso está errado.
Todos têm que ter liberdade e direito de conhecimento. Eu espero que ela consiga atingir seu objetivo que é fazer parte do poder político do seu país, e principalmente fazer a diferença e mudar o modo de pensar de muitas pessoas.
Malala simplesmente defendia o Artigo XXVI que diz: "Todo ser humano tem direito à instrução".

Giulia S. P.