Análise de texto de opinião
Olá, turma.
Dando continuidade aos nossos estudos com a apostila, vamos nos concentrar no texto 5 da página 15.
Já vimos que ele pertence ao gênero textual reportagem.
Agora guardem isso: o autor desta reportagem é o editor da revista.
Vejam a pergunta 3 na página 15.
De posse da apostila e do caderno, façam essa atividade. Para fazê-la, sigam esses passos:
- Releia o texto.
- Leia a questão 3.
- Leia com atenção o boxe azul da página 16, onde está "Alguns tipos de argumentos".
Para fazer a questão 3 no caderno, é necessário entender o que é argumento.
Antes dos argumentos, vem aquilo que o autor afirma. A tese.
Veja como o texto começa:
"Ganhando cada vez mais popularidade no Brasil e no mundo, a arte da tatuagem movimenta um grande mercado no país."
Veja que selecionei o primeiro período do texto. Ou seja, o trecho que vai até um ponto final.
Este primeiro período é uma afirmação. Concorda?
Se o autor inicia o texto com uma afirmação, ele é quem está afirmando isso. Ou seja, não sei se é verdade ou não. Então podemos dizer que o autor fez a TESE dele.
Toda vez que você escreve um texto de opinião e afirma na primeira linha, você está mostrando a sua tese. Mesmo que essa tese seja óbvia.
Por exemplo, você pode começar um texto de opinião, dizendo assim:
"A bandeira do Brasil é verde, amarela, azul e branca."
Pronto. Você lançou a sua tese. Não será difícil você provar essa sua tese com argumentos. Mas não deixa de ser uma tese.
Agora voltemos ao texto.
Após essa tese, virão os argumentos.
Argumento é todo tipo de afirmação que serve para sustentar uma tese.
Ou seja, em todo texto de opinião, o autor pretende convencer o leitor, pretende fazer com que o leitor concorde com ele.
Agora vamos fazer o que o exercício 3 pede.
Você vai construir no caderno, uma tabela igual a tabela da página 16.
Vai colocar cada argumento encontrado, dizer em que parágrafo e linha ele está, e dizer que tipo de argumento é.
Veja o exemplo na foto abaixo. Veja que já coloquei a TESE e o primeiro ARGUMENTO.
Agora você faça o mesmo no caderno e termine de preencher a tabela com todos os argumentos que houver no texto.
Atenção! A linha informada é onde o argumento tem início.
Tire foto do caderno e envie para: nadiasacramento2@gmail.com
Boa tarefa!
14/05/2020 – NOME – NÚMERO – 8C – APOSTILA, PÁGINA 16, 1º BIMESTRE.
TESE: “Ganhando cada vez mais popularidade no Brasil e no mundo, a arte da tatuagem movimenta um grande mercado no país.”
Parágrafo/linha | Tipo de argumento | Excerto |
1º parágrafo Linha 2
| Argumento baseado em dados concretos | “De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae em 2016/2017, houve um crescimento de 24% no número de estúdios abertos no Brasil”.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
S
Tipos de argumentos | |
Argumento de autoridade | Citação de fontes e especialistas no assunto |
Argumento baseado no consenso | Proposições estabelecidas social e historicamente como verdadeiras. |
Argumento baseado em dados concretos | Resultados de pesquisas, levantamento e tabulação de dados, relatórios, gráficos, tabelas, etc. |
Argumento baseado no raciocínio lógico | Estabelecimento de relações de causa e consequência, por exemplo. |
Argumento da competência linguística | Uso adequado da modalidade linguística à situação comunicativa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário