segunda-feira, 27 de junho de 2016

Lição de casa III - 2016

Correção



APOSTILA - página 80 a 88.
1.
Sugestão:
"Me julgam por perdido.
Quando estou em meu cuidado.
Ando sempre apartado.
E dos homens esquecido.

Mas eu que tenho, o mundo conhecido,
e que quase sobre ele, ando dobrado,
tenho por baixo, 
rústico e enganado,
não quem é com meu mal,
engrandecido."

Vá revolvendo,
a terra, o mar, o vento,
na busca de riqueza, 
e honra a tanta gente.

Vencendo o ferro, o fogo, o frio, a calma,
que eu só em humilde estado, 
já me contento.

2. A, D, C, B

"A Literatura e a sociedade" - resumo
Os textos orais e escritos que procuram atender à necessidade humana de arte, constituem a Literatura. O que é artístico não se reduz apenas ao que é bonito. Os gostos mudam e se diferenciam de acordo com a cultura de um povo. Os grupos sociais dominantes acabam por determinar o que é Literatura. A obra de arte, pelo contrário, é individual. Sai da imaginação do artista. Porém essa imaginação está permeada pela realidade em que o artista está inserido, e permite que o leitor de um texto literário encontre a realidade ali desvelada. O texto literário, sendo ficcional ou não, traz sempre aspectos universais do ser humano. 

"Leitura e análise de texto"
1. 
  • Sim, por representar um olhar diferenciado do autor, em que se revelam reflexões críticas e até poéticas, sobre aspectos do comportamento humano. 
  • Um narrador um pouco vivido, apreciador dos acontecimentos rotineiros e sensível à existência humana. 
2. O narrador e o padeiro.
A lembrança do diálogo entre as personagens motivado pelo anúncio do padeiro: "Não é ninguém, é o padeiro."
Na casa do narrador.
O tempo atual, em que o narrador lembra, enquanto toma o café, e o tempo passado, em que o narrador dialoga com o padeiro.
O valor da humildade no exercício profissional.

4. Um homem experiente que é capaz de se sensibilizar com acontecimentos rotineiros e tirar-lhes lição de vida.

5. As lembranças que interagem o presente e o passado.

6. A atuação da sociedade para ele é muitas vezes insensível e excludente.

7. I. e)
II. "Abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro."

8. A crônica, como todo texto literário, representa uma visão da realidade que o autor nos passa através de suas reflexões e sensibilidade para com a universalidade do ser humano.

Página 85
1. Uma das características definidoras da crônica é o seu caráter de contemporaneidade em relação ao autor, daí a relação com a ideia de tempo.

2. Crônica é um gênero textual de tipo predominantemente narrativo, caracterizado por representar um olhar diferenciado do autor, em que se revelam reflexões críticas ou poéticas sobre aspectos da vida cotidiana.

3. Não, não é importante. A Literatura descreve acontecimentos que, ocorrendo de fato ou não, revelam aspectos universais do ser humano.

"Leitura e análise de texto"
1. Oi, Rebeca
Hoje li uma crônica na escola, muito legal. Se chama "Futebol, quantas alegrias já me trouxe" da Urda Alice Klueger. Ela fala das alegrias que o futebol já deu a ela, sendo as mais puras que já teve. Desde a Copa de 58. Faz uma digressão comentando sobre racismo, depois fala da Copa de 62. Ambas ouvidas só pelo rádio. E ela era uma menina ainda. Vê o Brasil campeão em 70 e diz que esperou ansiosamente vê-lo campeão de novo. E continua esperando. Ela é torcedora fanática. 
Bom, só lendo a crônica para entender.
Bjs, amiga!

Verônica

2. Uma sociedade econômica e tecnologicamente mais atrasada que a atual. Com uma mídia que já naquela época dava ênfase no jornalismo esportivo, ao futebol.

3. Os autores conseguem essa aproximação do leitor, por evitar expressões do padrão culto, e escreverem numa linguagem simples para a sua época.

4. Utilizando uma linguagem fácil de entender, com frases simples sintaticamente, e aguçando a curiosidade do leitor com um questionamento.

5. Ele vê as pessoas no mundo, superiores a ele. Ele assume suas fraquezas. O que o distingue dos outros.

6. Ambos os poemas falam de um "eu" que não é como os demais. Porém, o de Camões é pelo amor que sente. O de Fernando Pessoa é pela complexidade da identidade humana.
  


   


sábado, 18 de junho de 2016

Feira Cultural 2016 - Jogos Olímpicos - II



Bandeiras - Grécia, Brasil, Olímpica, Paraolímpica, São Paulo, Rio de Janeiro, EE Zenaide, entre outras.



Acendimento da pira-olímpica.

A tocha olímpica.





Apresentação da banda do Zenaide





Exposição do 1º B - Salto em altura, masculino, Cuba.

Em nossa exposição procuramos ressaltar a modalidade e dar destaque ao record mundial do cubano Javier Sotomayor, pelo salto de 2,45 m de altura em Salamanca, Espanha, no ano de 1993. Sem deixar de contemplar em nosso fanzine "Recordistas Olímpicos", os recordes olímpicos de Charles Austin, 2,39 m (EUA) e Elena Slesarenko, 2,06 m (Rússia).

Boneco 1 - preparação para a corrida

Boneco 2 - corrida

Boneco 3 - salto a 2,45 m.










Recordista mundial - imbatível há 23 anos. 


Maquete - estádio olímpico






















O boneco do salto.


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Lição do livro - p. 139 a 146

Correção (2 a 16)

2. Porque ele se apaixonou irremediavelmente por ela.
3. Que Deus possibilite que ele veja a mulher amada e fale com ela.
4. Pede que Deus o mate.
5. "Senão dai-me a morte". Sua função é enfatizar a ideia central do poema.
6. "a luz dos olhos" tornou-se clichê.
7. A atitude dele é de subserviência.
8. a. Eu-lírico feminino.
b. Com as ondas do mar de Vigo.
c. A ausência do amigo.
d. A praia.

9. Forma fixa: dois quartetos e dois tercetos, versos decassílabos e rima ABBA/ABBA/CDC/DCD.

10. Definir o amor.

11. "dói e não se sente", "contentamento descontente", "solitário andar por entre a gente", "nunca contentar-se de contente", "cuidar que se ganha em se perder", "servir a quem vence o vencedor".

12. O que impõe ritmo ao poema: além da métrica, a rima, e a repetição do verbo "ser" no início dos versos.

13. a. "É o vencedor servir a quem vence". O vencedor serve ao vencido. "É ter lealdade com quem nos mata." Ser leal com o inimigo.
b. Opinião pessoal.

14. À mulher amada, que morreu jovem.

15. Que ela suplique a Deus que também o leve.

16. "Lá" é o céu; onde está a amada. Tem conotação positiva. "Cá" é o plano terreno; onde a amada está ausente. Tem conotação negativa.




sexta-feira, 10 de junho de 2016

Lição do livro - p.136


Correção


1. O gênero poema.
2. (Opinião pessoal).
3. (Opinião pessoal).
4. Trata-se de um gênero híbrido. Escrito com a finalidade de ser oralizado.

5. a. Entre os gêneros canção e poema, a diferença mais marcante está na autonomia do texto na modalidade escrita. Na canção pode ocorrer uma dependência da melodia_outro sistema semiótico que fará a completude do gênero, dando sentido a frases ou expressões sem função na escrita.

5.b. Não. Sua autonomia não ocorre na escrita. Sua completude se dá com a melodia que lhe é associada. 

6. As notícias televisivas ou radiofônicas, os textos da dramaturgia, um discurso, um poema, etc.

7. O poema é outro gênero que em certos casos é possível ser musicado. 

8. Havia a necessidade da presença física do orador ou cantor, e sua difusão dependia da acústica do ambiente.

9.a. Com a presença do trovador e seu instrumento musical, sem a possibilidade de gravação. 


9.b. Por meio de vídeo ou áudio gravado, com grande capacidade de armazenamento, distribuição e divulgação, em tempo real.

10. Um exemplo está nas interjeições, empregadas com o fim de serem oralizadas. "Ah Aah" na canção "Feito pra acabar".    


segunda-feira, 6 de junho de 2016

Lição de casa II - 2016

Correção



APOSTILA - página 60
"Leitura e análise de texto" - "Flashes da história"

Página 61
3. Responda no caderno:
a) O lide detalha, explicando o título.

b) Há referências a Pelé e Michael Jordan, considerados os melhores atletas de todos os tempos em suas modalidades: um, brasileiro; o outro, estadunidense.

c) Introduzir a proposta da exposição anunciada.

d)
  • Relembrar fatos e personalidades marcantes da história dos dois países, nos últimos 50 anos, através da fotografia.
  • Na Galeria Olido, em São Paulo.
  • No dia 10 do mês da publicação.

e) Eles fornecem uma descrição do evento.

LIÇÃO DE CASA - página 61
Compare:
Resposta: Com o verbo no Presente, passa-se uma ideia de que o acontecimento ainda ocorre para o leitor. Com o verbo no passado (Pretérito), reforça-se a ideia de que a ação já acabou e o fato se distancia do leitor. Não o envolve.

LIÇÃO DE CASA - página 63
1. (A resposta aqui pode ser diferente para cada um, mas se deve criar uma legenda que seja objetiva e informativa) Exemplo: "Menino em colheita de sisal".

2.  "Instalações brincam com conceito de gravidade"
  • ganham (2)
  • reúne (3)
  • sugerem (4)
  • compõe (5)
  • pontua (6)
  • evocam (7)
  • espelham (8)
  • criando (9)
  • brincam (10)
  • explica (11)

"O uso do Presente do Indicativo" - página 64
1. d) todas

2. a) define um hábito: Pedro come todos os dias naquele boteco. Esse hábito é indicado pela locução adverbial todos os dias.

3. (b)
    (a)
    (c)


"Em dia com o vestibular" (Fuvest - 2009) - página 65
c) "passagem"


"Encontro com a narrativa literária" - página 67 
conto "Dentro da noite" (João do Rio).
A partir desses trechos, o que você espera da leitura do conto?
Resposta possível: Encontrar um protagonista problemático.

livro completo:
<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2076>

Responda as questões a seguir no caderno:
Respostas:

1. Não. O personagem principal mostrou-se da forma que eu pensei. O conto é bom. Tem uma história apreensiva, prende o leitor e cria expectativa. 

2. Não há um impedimento da sociedade, mas um conflito interior da personagem. Na minha opinião o contraste entre o indivíduo e a sociedade existe. Mas o conto termina sem ele ser impedido. O próprio personagem percebe seu contraste, por isso se considera louco, luta contra isso, mas é fraco para vencer a loucura. 
"Situação de Aprendizagem 8" - página 68
Respostas, página 69:

1. Convidar alguém para um evento, informando-o dos dados necessários para seu comparecimento. Os folhetos visam a persuadir o leitor; o convite de casamento procura ser mais neutro e centra-se em transmitir as informações necessárias. 

2. a)
    b)
    c)


LIÇÃO DE CASA - página 69
1. a) O estudo realizado ontem foi produtivo
    b) Admiramos os alunos estudiosos.

2. a) Meu objetivo é o término do trabalho antes do fim do dia.

    b) Os brasileiros acreditam na continuidade da crise financeira.

3. Resposta pessoal. 


"Leitura e análise de texto" - página 70
Respostas, página 71:

1. ( II )
    ( I )
    ( I )
    ( II )
    ( I )
    ( II )
    ( II )

2. informativo / leitor / foco / seleção / destina / importante

3. a) ( V )
    b) ( F )
    c) ( V )
    d) ( F )
    e) ( V )
    f) ( F )
    g) ( V )
    h) ( F ) 

4. a) Verdadeiro pois o foco prende o leitor.
    b) Falso porque a oscilação na linguagem é um erro. Deve-se adequá-la à situação de uso (ao registro).
    c) Verdadeiro pois colabora para a fixação na memória do leitor.
    d) Falso porque a frase deve ter a sua continuidade para completar seu sentido.
    e) Verdadeiro pois a visualização é um recurso de memória.
    f) Falso porque os sinais de tópicos são mais chamativos.
    g) Verdadeiro porque a diagramação deve procurar combinações e colabora esteticamente.
    h) Falso pois essas fontes são adequadas para textos formais como artigos e trabalhos escolares. Os folhetos devem-se diferenciar para chamar mais a atenção.

LIÇÃO DE CASA - página 73
a) chegue
b) vimos
c) agrida
d) águo
e) parta

"Leitura e análise de texto" - página 74
1. b
2. a
3. "O espetáculo mais curioso é o da carroça dos cachorros. Ela me lembra as antigas caleças dos ministros de Estado, tempo do império, quando eram seguidas por duas praças de cavalaria de polícia."


LIÇÃO DE CASA
"Em dia com o vestibular" (Fuvest - 2006) - página 76
1. d)