segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Medalhistas da Olimpíada de Interpretação de Texto

Neste ano de 2025, os alunos de nossa escola disputaram a OLISP. A edição ocorreu entre as escolas da Diretoria de Ensino Sul 1.
Veja destaque em nossa aula, na lousa, aos meus alunos em específico, para esta postagem. 🥰

quarta-feira, 21 de maio de 2025

O melhor texto-notícia de maio





Título
Influenciadora desabafa na internet
Redação
No dia 18 de agosto de 2021, a influenciadora Ju Ferraz fez uma publicação em suas redes sociais. 
Ela informa que recebeu em sua DM uma mensagem de uma suposta médica falando que estava achando a vítima "muito gorda" e que se quisesse, a influenciadora poderia entrar em contato com a tal mulher para ela a ajudar a emagrecer. 
Ju Ferraz ficou ofendida com a forma que a mulher anunciou sua proposta e até exaltou a própria opinião em sua postagem sobre as pessoas que não pensam no constrangimento que ocorre quando falam dos corpos de outras pessoa. Ela diz: "é uma loucura como as pessoas não têm o menor pudor em tentar fazer com que o outro se envergonhe do próprio corpo". Ela também fala que essas opiniões indiscretas costumam vir através de comentários não solicitados como "toques" e agressões verbais. A digital influencer exclama que "sabe seu peso e se aceita do jeito que é", até porque segundo ela, "o mais importante é ter saúde".

Texto da aluna Lívia, 6⁰ ano D.



terça-feira, 6 de maio de 2025

Os melhores minicontos de abril




Dois personagens: 
uma árvore dos desejos
uma caixa mágica

A turma foi sugerindo o enredo, depois de terem também sugerido quem podemos encontrar num mundo mágico. Assim, surgiu o início desta pequena história.
Aqui, vamos ler dois minicontos: o miniconto da Cecília e o miniconto da Lorena. Boa leitura!

Redação de abril, 6D/2025.

Gênero textual miniconto

Cecília Araújo Dantas


O mundo mágico

Uma menina estava andando e encontrou uma árvore que tinha uma maçã. A menina estava com muita fome. Então falou consigo mesma: ''Só uma maçã? Eu queria meia dúzia para matar minha fome "

Nesse momento a árvore despeja 6 maçãs, que caem numa caixa que estava ali. A menina ficou espantada e olhou para dentro da caixa. Para sua surpresa, a caixa estava vazia. Duvidando, ela colocou a mão dentro da caixa e tirou de lá uma maçã gigante. 

Assim ela descobriu que a árvore realizava desejos e a caixa era mágica. 

E começou a pedir muitas coisas para a árvore, que já estava ficando doente de tantas coisas que a garota pedia. A caixa estava furiosa com aquilo, porque a árvore era uma grande amiga, e decidiu fazer um plano: pediu que a árvore despejasse tudo que a garota pedia, dentro dela. Assim, quando a árvore despejou tudo, a caixa fez uma armadilha para a menina que, como sempre, foi pedir coisas para a árvore. 

Pelo caminho se animou quando viu tudo o que havia pedido para a árvore, três vezes maior, e foi pegando tudo. No último objeto, caiu na armadilha da caixa que contou para a garota que a árvore estava doente. A menina falou que não ia pedir mais nada para a árvore.



Redação de abril, 6D/2025.

Gênero textual miniconto

Lorena Sobreira Coelho


A caixa mágica e uma árvore dos desejos

Uma menina estava andando e encontrou uma árvore que tinha uma maçã. A menina estava com muita fome. Então falou consigo mesma: "Só uma maçã? Eu queria meia dúzia para matar minha fome".

Nesse momento a árvore despeja 6 maçãs, que caem numa caixa que estava ali.

A menina ficou espantada e olhou para dentro da caixa. Para sua surpresa, a caixa estava vazia. Duvidando, ela colocou a mão dentro da caixa e tirou de lá uma maçã gigante.

Ela ficou muito feliz porque ela estava com muita fome. Depois que ela comeu a maçã gigante, ela ficou muito satisfeita e com muita curiosidade sobre a árvore e a caixa. Ela ficou perguntando para si mesma: "Como essa árvore me escutou? E como a caixa transformou o nada em uma maçã gigantesca?" Ela queria saber tudinho sobre a caixa e a árvore.

Então ela pensou muito, mas muito e muito mesmo, e ela acabou descobrindo que a árvore realizava desejos e a caixa era mágica, e assim ela ficou muito feliz em saber.