sábado, 1 de outubro de 2016

Lição do livro - p. 264 e p. 268


Correção - página 264 (1 a 8)





Gênero textual: artigo de opinião


TEXTO 1 - "A ditadura do bom" (Nilton Bonder)




Para entender o texto


1a. "Ama o teu ruim como a ti mesmo".
1b. Porque em hebraico a palavra "próximo" tem a mesma grafia da palavra "ruim". Diante disso, a lógica se encontra em nossa psique, ao relacionarmos a ruim, o outro, o diferente.

2. Ele vê como fato positivo. Pois entenderíamos nosso psiquismo e daríamos abertura a um maior entendimento do outro, a uma tolerância maior. 

3. Na literatura de informação da época do descobrimento do Brasil, tem-se o registro da reação dos portugueses quando confrontados com a cultura diferente do índio. Há julgamento de valor perante a nudez do índio e perante sua língua com ausência de fonemas, presentes na língua do colonizador. 

4. Opinião pessoal. 

5. Não existiria a espécie humana.

6. Ele argumenta que devemos reconhecer o "ruim" em nós mesmos. Entendendo ruim como tudo que identificamos como diferente. Devemos amar o diferente, reconhecendo assim também que somos nós o diferente para o outro. Da-nos a entender que referência e oposição trocam de lado reciprocamente.

7. Entendendo como bom só o que nos pertence, o que é de nós, deixamos de ser humanos. Reconhecer a necessidade da existência do outro é compreender que a identidade só existe pela existência de um oposto. Este é o argumento (em tese) que sintetiza a frase do autor. 

8. O emprego da antítese reforça a ideia de oposição e de identidade.



Correção - página 268 (1 a 3)



TEXTO 2 - "Por uma globalização mais humana" (Milton Santos)


Gramática textual


1a. O conceito de globalização.
1b. A globalização consiste no máximo grau de internacionalização, e, a globalização é um processo que se iniciou no século XVII, passou pelo estágio da industrialização dos países europeus e toma agora novas feições com o avanço da informatização.

2. Não há.

3a. "O processo de intercâmbio entre países"
3b. A expressão "nos fins do século 19" situa a frase no passado. Portanto, o presente dos verbos é o presente histórico.
3c. Presente histórico.
3d. "Agora" se refere ao momento da enunciação.  

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