7ºE e 8ºC
PROFESSORA NÁDIA – LÍNGUA PORTUGUESA – 7º ANO E.
Habilidade: EF067LP01B - Produzir textos noticiosos possibilitando a escrita hipertextual.
Atenção alunos!
Aqui vão duas atividades para fazer em casa.
- Uma tabela que
     servirá de roteiro para o seu texto
 - Uma produção de
     texto.
 
Realizem no caderno a tabela “Roteiro” da página 16 da
apostila.
A atividade é individual.
Você vai criar o roteiro de uma notícia. (Você deve
inventar uma). Portanto, na tabela que você vai reproduzir em seu caderno, irá
preencher o que se pede.
O quê? (fato noticiado) 
 | 
  
Aqui vc vai escrever o fato. O que aconteceu. 
 | 
 
Onde? (o local em que ocorreu o fato) 
 | 
  
Local pode ser bairro, cidade, ou nome de uma
  rua. 
 | 
 
Quando? (data do ocorrido) 
 | 
  
Escreva a data. 
 | 
 
Quais os envolvidos no fato? (quem são os envolvidos) 
 | 
  
Os nomes das pessoas e idade. Uma ou mais
  pessoas envolvidas. 
 | 
 
Como? (detalhamento do fato) 
 | 
  
Como tudo ocorreu? Narre o acontecido. 
 | 
 
Complemente com informações adicionais. (O que considerar
  importante para complementar a notícia) 
 | 
  
Você pode incluir o que alguma pessoa
  participante, ou testemunha disse. Mas pouca coisa para não virar reportagem.
  É uma notícia. 
 | 
 
PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora crie a notícia em forma de texto. No seu caderno.
Você vai se basear no roteiro que você já fez.
Escreva este cabeçalho antes de escrever a sua notícia:
PRODUÇÃO DE TEXTO 1, 1º BIMESTRE, 7º ANO E/2020.
NOME...............................................Nº.......
                                      TÍTULO
Depois de criado o texto, dê um título para sua notícia.
Deixe espaço para pôr o título logo abaixo do cabeçalho.
(Não precisa escrever a palavra título)
PROFESSORA NÁDIA – LÍNGUA PORTUGUESA – 8º ANO C.
ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO DE PORTUGUÊS DO 1º BIMESTRE
Habilidade:  LP94 - Reconhecer
elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e foco narrativo) em
um texto.
Identificar os 5 elementos da narrativa:
- Personagens
 - Tempo da narrativa
     (passado ou presente)
 - Espaço da
     narrativa (onde ocorre)
 - Foco-narrativo (em
     1ª pessoa ou 3ª pessoa)
 - Enredo (Faça um
     resumo. Com suas próprias palavras, como se você contasse um filme a
     alguém).
 
Identifique estes elementos acima, em 5 textos da prova:
(Você irá utilizar a prova diagnóstica, que lhe foi
devolvida)
- ”A namorada”
     (Manoel de Barros)
 - “Biografia de
     Marie Curie”
 - “O Menino
     Maluquinho” (Ziraldo)
 - “As aventuras de
     Malazarte” (Clarice Lispector)
 - “Os escaravelho do
     diabo” (Lúcia Machado de Almeida)
 
Envie digitado em word. Não precisa copiar os textos.
Apenas identifique os títulos.
Siga estas configurações:
- fonte arial, tamanho 12, justificado, espaçamento
entrelinhas 1,5.
Envie anexo para: nadiasacramento2@gmail.com
Envie anexo para: nadiasacramento2@gmail.com
Pode fazer o trabalho em grupo de até 5 alunos.
DATA DE ENTREGA: até 04/05.
NÃO SE ESQUEÇA DE PÔR SEU NOME (ou dos componentes do
grupo).
Obrigada,
e boa tarefa, pessoal!
Qualquer dúvida, deixe nos comentários aqui no blog de Português.

