terça-feira, 15 de novembro de 2016

Lição da apostila - vol. 2, p. 67



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7




Caatinga

"Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua."
(CUNHA, Euclides da. Os Sertões. apud FARACO, MOURA, MARUXO JR. Língua Portuguesa: linguagem e interação. 2. ed. - São Paulo: Ática, 2013.) 

Correção

Página 68

3d) Porque ele descreve a paisagem. E no cenário da caatinga, quanto mais se adentra o sertão, menos espécies de plantas a de se encontrar; vão ficando as que mais resistem.

3e) A relação que se pode estabelecer entre o episódio d' "O velho do Restelo" de Luís de Camões, e o trecho "As caatingas" de Euclides da Cunha, é a de travessia difícil. 


LITERATURA DE CORDEL


https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Literatura_de_cordel.jpg



Antonio Silvino - o rei dos cangaceiros

O povo me chama grande
E como de fato eu sou
Estátua de cangaceiro - Caruaru (PE)
Nunca governo venceu-me
Nunca civil me ganhou
Atrás de minha existência
Não foi um só que cansou.

Já fazem 18 anos
Que não posso descansar 
Tenho por profissão o crime
Lucro aquilo que tomar
O governo às vezes dana-se
Porém que jeito há de dar?!

O governo diz que paga
Ao homem que me der fim
Porém por todo dinheiro
Quem se atreve a vir a mim?
Não há um só que se atreva
A ganhar dinheiro assim.

[...]

(BARROS, Leandro Gomes de. Antonio Silvino - o rei dos cangaceiros. apud FARACO, MOURA, MARUXO JR. Língua Portuguesa: linguagem e interação. 2. ed. - São Paulo: Ática, 2013.)

Página 69

1) O cangaceiro.


Página 70-71

Escansão da terceira estrofe:

1
2
3
4
5
6
7

O
GO
VER
NO
DIZ
QUE
PA
GA
AO
HO
MEM
QUE
ME
DER
FIM

PO
RÉM
POR
TO
DO
DI
NHEI
RO
QUEM
SE-A
TRE
VE-A
VIR
A
MIM?

NÂO
UM
QUE
SE-A
TRE
VA
A
GA
NHAR
DI
NHEI
RO-A
SSIM

 7 sílabas poéticas = redondilha maior

Página 72
4) Já faz 18 anos.

5) (c) "Fazem" aumenta o verso em uma sílaba, tornando-o uma redondilha maior, o que reforça o caráter popular da literatura de cordel.






terça-feira, 8 de novembro de 2016

Lição da apostila - vol. 2, p. 63



PINHEIRO, Columbano Bordalo. Velho do Restelo. 1904.
 Óleo sobre tela, 246 cm x 196 cm. Museu Militar de Portugal.
"Mas um velho, d'aspeito venerando
Que ficava nas praias, entre a gente"
(trecho)
(CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. apud FARACO, MOURA, MARUXO JR. Língua Portuguesa: linguagem e interação. 2. ed. - São Paulo: Ática, 2013.)


1. O termo um é artigo ou numeral? Explique.

Resp.: Um é artigo. Faz referência a qualquer, a um dentre outros seres de igual definição, e não à quantidade.  


2. Para cada parágrafo, elabore duas perguntas, anote-as no caderno e sublinhe no texto, as respostas.

Resp.: 
parágrafo 1:
  • O que é artigo?
"... a palavra que antecede um substantivo, particularizando e determinando (artigos definidos) ou generalizando (artigos indefinidos) o sentido."

  •  O que é numeral?
"Já o numeral é a palavra que expressa a quantidade exata de seres ou coisas ou o lugar que eles ocupam em certa ordem ou sequência."


parágrafo 2:
  • O que dificulta definir entre essas classes de palavras?
"... distinguir entre o artigo indefinido singular e o numeral um(a)."

  • Como podemos saber quando é um e quando é outro?
"Apenas sabendo a intenção do enunciador podemos encontrar uma resposta satisfatória."


parágrafo 3:

  • No trecho de Camões, como podemos considerar o termo um numeral? 

"Se a intenção de Camões era informar a quantidade exata de velhos..."


  • O que ele pretende utilizando o termo como numeral?

"Neste caso, o texto destaca a situação de exceção, ou seja, é como se apenas um velho (dentre outros) pensasse daquele jeito."


parágrafo 4:

  • Qual a ideia que o artigo impõe no trecho?
"... se o objetivo era generalizar, pondo a ênfase na existência de uma voz que não estava de acordo com o empreendimento, independentemente de quantos, efetivamente, pensavam assim, estamos diante de um artigo."

  • Ao se tratar de um artigo indefinido, o que ele reforça no poema?
"...a imprecisão e o mistério e traduz, com frequência, o espanto e a complicação da alma."



3. Dê um título ao texto com o qual você trabalhou na questão anterior.

Resp.: Considerações no caso, sobre artigo indefinido e numeral.
Justifica-se o título pela abrangência do texto, e sua abordagem no trecho.


4. Qual é o sentido que o artigo constrói na frase a seguir?
"Pedro Paulo não é um bom médico, ele é o médico, entende?"

Resp.: Há entre os dois artigos uma correlação de sentido que permite dar ao período um valor conotativo, que significa dizer que Pedro Paulo é excelente como médico. Não se pretende o valor literal dos artigos, indefinindo e definindo o substantivo.







sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Produção de texto V - 2016



Os bairros do município de São Paulo


Acontecimentos e problemas do meu bairro


Foi esta proposta acima que tematizou a produção de texto 5. Os textos produzidos a partir de relatos de acontecimentos ou de pontos de vista sobre problemas nos bairros onde os alunos residem, terminaram em crônicas, alguns, e dissertações, outros, de acordo com a inspiração de cada um para desenvolver a narrativa ou a discussão de problemas. Vejamos aqui o exemplo de duas crônicas de aluno:



O assalto

No último domingo, dia 16/10/2016, aconteceu algo muito diferente na Rua Carlos Facchina. Um carro roubado em frente ao Shopping SP Market e em perseguição com a polícia, acabou batendo no Brechó do Alemão, mas antes disso um Rocam tentou pará-lo com a moto e eles o derrubaram e aí começou uma gigante perseguição que acabou na morte de um dos indivíduos.
Mas o pior foi que a polícia acabou fazendo batida por toda a comunidade e até quem não tinha a ver com o acontecido se deu mal. Sobrou até pra mim, que estava jogando bola, mas com a mesma cor da camisa de um dos indivíduos.
Isso aconteceu por volta das 14 horas e foi acabar por volta das 4:30 da manhã, quando o dono do carro foi buscar o carro parcialmente destruído. O dono é bem conhecido por todo o país. Ele se chama Otaviano Costa.

Ricardo Gabriel Vilas Novas da Silva, 1ªB.




Um mal para a saúde

         Um problema que está afetando muitas pessoas que moram no mesmo bairro que eu são as drogas.
         Próximo de onde eu moro tem um ponto de venda de drogas, que deixa o lugar mais perigoso. Ontem eu vi uma coisa que me deixou muito chateada. Vi um colega meu que estuda ou estudava aqui no Zenaide, “trabalhando” neste lugar onde vende droga, e isso me machucou muito, pois ele ainda é muito jovem e me chateou mais ainda pelo fato de eu conhecer a mãe dele, que deve estar sofrendo muito com tudo isso. Mas isso não vem ao caso.
         Outro problema que nos afeta são os bueiros. Este problema afeta muitas pessoas por causa da poluição, e também, em dias de muito calor, o odor é forte.
         Também têm os bailes funk, que estão acontecendo frequentemente, e isso incomoda muito, porque o barulho é muito alto e não da pra dormir.
         Tem também os buracos nas calçadas.
         Esses são os problemas que mais incomodam no bairro, e claro que tem muitos outros, mas esses são os que mais incomodam.
Laura de Oliveira Souza, 1ª B. 




terça-feira, 1 de novembro de 2016

Lição do livro - p. 273

TEXTO 3 - p. 272


A Jesus Cristo Nosso Senhor

Soneto

(Gregório de Matos)

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido,
Porque, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto um pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida, e já cobrada
Glória tal, e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na Sacra História,

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.

(WISNIK, José Miguel (Org.). Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, s/d. p. 297. apud FARACO, MOURA, MARUXO JR. Língua Portuguesa: linguagem e interação. 2. ed. - São Paulo: Ática, 2013.)




1. A estrutura do poema é de um soneto. O soneto italiano é uma forma fixa, que se constitui de dois quartetos e dois tercetos, com versos decassílabos.

2. Tenho-vos mais empenhado a perdoar/ Tem-vos lisonjeado para o perdão/ Perder a vossa glória na vossa ovelha.

3a. A Jesus Cristo. "Senhor" e "Pastor Divino".
3b. Tem relação com a referência a pastores que cuidam e cercam suas ovelhas, além do aspecto religioso do poema. 

4. Que existe uma condição para o perdão, e esta se da pela condição divina de Jesus.

5. Ele faz referência à parábola da ovelha desgarrada.

6. Ele pode perder a glória de que é portador.


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