SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7
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| Caatinga | 
(CUNHA, Euclides da. Os Sertões. apud FARACO, MOURA, MARUXO JR. Língua Portuguesa: linguagem e interação. 2. ed. - São Paulo: Ática, 2013.)
Correção
Página 68
3d) Porque ele descreve a paisagem. E no cenário da caatinga, quanto mais se adentra o sertão, menos espécies de plantas a de se encontrar; vão ficando as que mais resistem.
3e) A relação que se pode estabelecer entre o episódio d' "O velho do Restelo" de Luís de Camões, e o trecho "As caatingas" de Euclides da Cunha, é a de travessia difícil. 
LITERATURA DE CORDEL
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| https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Literatura_de_cordel.jpg | 
Antonio Silvino - o rei dos cangaceiros
O povo me chama grande
E como de fato eu sou
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| Estátua de cangaceiro - Caruaru (PE) | 
Nunca governo venceu-me
Nunca civil me ganhou
Atrás de minha existência
Não foi um só que cansou.
Já fazem 18 anos
Que não posso descansar 
Tenho por profissão o crime
Lucro aquilo que tomar
O governo às vezes dana-se
Porém que jeito há de dar?!
O governo diz que paga
Ao homem que me der fim
Porém por todo dinheiro
Quem se atreve a vir a mim?
Não há um só que se atreva
A ganhar dinheiro assim.
[...]
(BARROS, Leandro Gomes de. Antonio Silvino - o rei dos cangaceiros. apud FARACO, MOURA, MARUXO JR. Língua Portuguesa: linguagem e interação. 2. ed. - São Paulo: Ática, 2013.)
Página 69
1) O cangaceiro.
Página 70-71
Escansão da terceira estrofe:
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MEM 
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QUE 
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ME 
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DER 
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FIM 
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PO 
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RÉM 
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POR 
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TO 
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DO 
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DI 
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NHEI 
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RO 
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QUEM 
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SE-A 
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TRE 
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VE-A 
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VIR 
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A 
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MIM? 
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NÂO 
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HÁ 
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UM  
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SÓ 
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QUE 
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SE-A 
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TRE 
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VA 
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A 
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GA 
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NHAR 
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DI 
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NHEI 
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RO-A 
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SSIM 
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 7 sílabas poéticas = redondilha maior
Página 72
4) Já faz 18 anos.
5) (c) "Fazem" aumenta o verso em uma sílaba, tornando-o uma redondilha maior, o que reforça o caráter popular da literatura de cordel.



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